O final da tarde de domingo, 1º de maio, feriado, foi a data escolhida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para o jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, entre Altos-PI e Flamengo-RJ.
Logo no começo da tarde o estádio Albertão começou a ficar vermelho e preto. Os torcedores rubro-negros eram maioria com a expectativa de verem seu time do coração brilhar em campo, depois de uma década sem o mengo pisar em solo piauiense. Mas, não foi bem assim que aconteceu.
Flamengo entrou em campo com equipe mista e o Altos com o seu melhor elenco. Logo no primeiro tempo da partida, o Jacaré mostrou que não se deve subestimar o dono da casa. Foi o Altos quem teve a melhor oportunidade de gol dessa primeira etapa, com chute forte de Manoel que explode na trave do goleiro Santos. O Flamengo vai para o intervalo frustrado, o torcedor rubro-negro chateado, mas, o Alviverde sai de campo feliz e a torcida mínima com esperanças de ver seu time, genuinamente piauiense, avançar na Copa do Brasil. Fim do primeiro tempo 0 a 0.
No segundo tempo os jogadores do Flamengo voltam com a missão de trabalhar mais para deixar o torcedor (que pagou caro) feliz. O Altos retornou com gás, deu sustos do mengão e abriu o placar com gol histórico e lindo, de bicicleta, marcado por Manoel. O Jacaré fica gigante, cala a nação rubro-negra, mas ascende a chama do Flamengo que dois minutos depois empata, com cruzamento rasteiro de Bruno Henrique para Pedro completar o lance. Não demorou muito para David Luís bater falta e João Gomes virar para o Mengo.
O placar do Flamengo poderia ter sido maior, já que os jogadores Alviverdes se mostravam exaustos, porém, o goleiro Marcelo protagonizou defesas lindas que mostrou mais ainda a grandiosidade do Altos no jogo.
A vitória Alviverde não veio, mas deixou os torcedores da manga mecânica entusiasmados para os próximos passos do time. Fim da partida Flamengo 2 a 1 Altos.
Com o resultado o Altos precisa ganhar por um gol de diferença para sonhar em chegar na próxima fase. Para o Flamengo qualquer empate ou vitória classifica o time Rubro-Negro.
O Altos volta a campo na quarta-feira (4), às 19h, quando recebe o ABC, no Lindolfo, pela série C do Brasileirão. O jogo de volta contra o Flamengo será somente no dia 11 de maio, no Rio de Janeiro. Com horário a ser definido.