O estádio Albertão, em Teresina, foi fechado para jogos e treinos nesta segunda-feira. O local começou a receber reparos em suas instalações por causa da partida entre Altos e Flamengo pela terceira fase da Copa do Brasil, agendada para 1º de maio.
Até o dia 10 de abril, a Fundação de Esportes do Piauí (Fundespi), órgão que administra o Albertão, espera concluir essas intervenções para a capacidade do local ser ampliada. O Altos quer jogar com 40 mil torcedores.
Atualmente, o Albertão possui capacidade restrita para 13.500 lugares, número liberado no mais recente laudo do Corpo de Bombeiros com validade até fevereiro de 2023.
O estádio recebeu 40 mil torcedores na final da Série D do Brasileiro de 2015, mas depois disso nunca mais teve esse público total liberado. A capacidade caiu para 23 mil nos últimos anos, sendo ainda mais restrita em 2022. Em 2020, o STJD interditou o estádio após briga de torcidas na Copa do Nordeste e alegou falta de segurança, liberando somente neste ano.
Na semana passada, técnicos da Fundespi fizeram vistorias e elencaram algumas melhorias em:
Pontos de acessibilidade
Iluminação externa do estádio
Contratação de banheiros químicos para o jogo
Gramado
Vestiários, incluindo os banheiros
Infiltrações em alguns pontos do estádio, principalmente, na parte das cadeiras, próximas às cabines de imprensa.
Segundo a Fundespi, uma reforma em toda a estrutura iria custar R$ 20 milhões e levaria o fechamento por mais de um ano do Albertão – o que inviabilizaria o seu uso. Por isso, a necessidade de reparos. Fundado em 1973, o Gigante da Redenção tem o mesmo gramado há 49 anos.
Fonte: GE Piauí