A Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí (Piauí Fomento) está buscando ampliar sua atuação em mais municípios do estado, visando oferecer linhas de crédito rural para mais agricultores e uma maior prestação de assistência técnica aos produtores. Para discutir formas de ampliação dessa atuação, o diretor-presidente da Piauí Fomento, Feliphe Araújo, se reuniu com a Cooperativa de Trabalho de Prestação de Serviços para o Desenvolvimento Rural da Agricultura Familiar (Cootapi), juntamente com representantes da cooperativa e especialistas do setor rural.
O objetivo da parceria é que mais produtores rurais em diversos municípios piauienses tenham acesso a assistência técnica qualificada de acordo com seu ambiente de trabalho, além de incentivo ao aumento de sua produtividade com linhas de crédito especiais. Segundo Feliphe Araújo, é com essa assistência técnica aliada ao crédito e qualificação profissional que será possível melhorar a produtividade, gerando mais renda e emprego para as famílias e para a localidade.
Para Edinalva Costa, presidente da Cootapi e Unisol Piauí, a parceria fortalece a realização de projetos financiados pela Piauí Fomento, tanto na elaboração como também na implementação. Além disso, a ampliação das demandas da Piauí Fomento em outros municípios do Piauí, como Corrente e Bom Jesus, permite que mais produtores da agricultura familiar tenham a oportunidade de melhorar sua produção e garantir a empregabilidade dos cooperados e cooperadas da Cootapi.
Com essa parceria entre a Piauí Fomento e a Cootapi, é esperado que mais agricultores familiares tenham acesso a crédito e assistência técnica de qualidade, o que pode levar a uma melhoria significativa na produtividade e qualidade de vida das famílias rurais do estado do Piauí.