Desde o início da gestão do governador Rafael Fonteles, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SDE) tem implementado diversas ações com o objetivo de impulsionar o crescimento econômico do Piauí, gerar novas oportunidades de negócios e incentivar o empreendedorismo. Dentre as linhas de ação traçadas pela SDE, destacam-se parcerias estratégicas com instituições públicas e privadas, projetos de infraestrutura e a elaboração do Marco Legal do Desenvolvimento Econômico do Estado.
Uma das ações implementadas pela SDE é o estabelecimento de parcerias com o Polo Empresarial Sul de Teresina, visando investimentos na melhoria da infraestrutura dos espaços. Além disso, a SDE busca fortalecer a parceria com o Sebrae/Piauí, com o objetivo de fomentar o ambiente de negócios e apoiar os microempreendedores locais.
Outra frente de atuação da SDE é a aproximação com a Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), buscando estabelecer ações conjuntas em prol do desenvolvimento econômico do Estado. A parceria com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Teresina (Semdec/PMT) também é destacada, com o objetivo de fortalecer o setor industrial da capital.
A SDE tem buscado parcerias com entidades comerciais, como a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Teresina (CDL), com vistas à implantação de uma unidade da CDL na cidade de Luzilândia, visando impulsionar o comércio local. Além disso, a SDE tem buscado firmar parcerias com instituições privadas com o objetivo de estimular e incrementar o empreendedorismo no Piauí, visando a criação de empregos, renda e qualificação profissional para a população.
A Piauí Fomento também tem sido parceira da SDE, com diálogos e alinhamentos para definição de estratégias em prol do desenvolvimento econômico dos municípios piauienses e ações conjuntas para incentivo ao crédito.
Outra ação importante da SDE é a divulgação de índices da Balança Comercial do Piauí por meio de levantamentos trimestrais, informando o montante das exportações do Estado e o respectivo superávit, com base em dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Além dessas ações em andamento, a SDE está elaborando o Marco Legal do Desenvolvimento Econômico do Piauí, que tem como objetivo normatizar e dar mais segurança jurídica para a atração de investimentos, o fomento ao empreendedorismo e a melhoria do ambiente de negócios no estado.