28.8 C
Teresina
segunda-feira, novembro 11, 2024
spot_img

VIVER SEM LIMITES

Date:

spot_img

Coluna de Antônio Neto

Amanheci com tanta vontade de ser o Netim de outrora… acordar às 5h da matina e sentir o primeiro vento da manhã, banhar na ducha contemplando o movimento das nuvens no céu e o voo lento e lerdo dos urubus, tomar café preto com cuscuz e ovo caipira, botar minha bota e minha mochila às costas, e partir pro povoado Usina Santana e no balneário Mirante do Lago no Rodanel tomar uma cervejinha ouvindo música ao vivo.

– Quero viver minha edição mais ultrapassada!

Depois, pegar o Rodoanel rumo à BR-316, para dar um mergulho na piscina, tomar uma e comer uma tilápia assada no balneário São Francisco no povoado Chapadinha. Em Morins, tomar uma na Lanchonete Rei da Cajá vendo o movimento da cidade. Aí, vou tomar uma na Lagoa do Piauí e abastecer a moto. De lá, vou pra Natal, onde como um milho assado e dou uma olhada na turma pescando com tarrafa na passarela, que por sinal é muito bonita. É uma réplica em miniatura da Ponte Metálica entre Teresina/PI e Timon/MA. Desço pro povoado Baixa Grande, paro numa banca à beira da pista de rolamento, compro castanha de caju, castanha do Pará, cajuína, azeite de coco e mel. Vou ao boteco, que fica em frente, tomo uma dose de mangueira adulterada com uma cajá e pego a pista de volta. No regresso, como não há parada, venho desfrutando do cheiro do muçambê e da linha fina e estridente do horizonte.

– Quero uma versão piegas!

Hoje, queria assumir a minha versão mais piegas. Mais retrógrada. Mais irresponsável… aquela em que sento à mesa do bar com a galera e bebemos todas sem se importar com o tempo lá fora. “Carpe Diem”. Viver, realmente, somente o instante, pois o momento é muito distante. Usufruir da companhia dos amigos da melhor forma possível. Explorá-los… Viver o momento, que nunca mais se repetirá. Sem caras e bocas. Uma edição de “cara limpa”, sem falsidade.

Viver porque vamos morrer!!!


Antônio Ribeiro de Sampaio Neto, nascido no bairro Cidade Nova, em Teresina(PI), no dia 29 de junho de 1963. Filho de Singleustre Ribeiro de Sampaio e de Marlene Lemos de Sampaio. Ex-funcionário do Banco do Brasil onde ficou por 15(quinze) anos. Cursou Letras Português com Literatura Brasileira e Introdução à Literatura Portuguesa, na Ufpi(Universidade Federal do Piauí). Pai de Ananda Sampaio(Escritora), Raíssa Sampaio, João Victor Sampaio e Bento Sampaio. Atualmente, reside na cidade, ribeirinha, de União(PI). Tem por hobby música(fã incondicional de Belchior – in memorian), livros e cachaça, ao pé do balcão. Adora passar o tempo jogando conversa fora(cotidianas, bobas e triviais à companhia de mentirosos – pescadores e caçadores).

spot_img

Mais Notícias