Com o tema: “Preconceito está fora de moda. Diga não. Salve vidas!”, foi aberta, oficialmente, nesta terça (24), a Semana de Combate à Homofobia de Piripiri. O lançamento aconteceu no auditório da Casa dos Conselhos Jéssica Monteiro Melo, no Centro Administrativo, zona Leste da cidade, e teve a presença de representantes do Ministério Público, Polícia Militar e da comunidade LGBTQIA+ como o Grupo Gay de Piripiri, GGP.
A semana é uma realização da Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (SETAS). “É uma campanha bonita e a Prefeitura por meio da SETAS não deixa passar em branco. Todas as datas são comemoradas, mas também vivenciadas no seu dia-a-dia”, frisa o vice-prefeito, Hilton Osório, que representou a prefeita Jôve Oliveira Monteiro na solenidade.
“Estamos em parceria com o Comitê de Enfrentamento à LGBTFobia e junto com outras instituições como a Polícia Militar, Ministério Público estamos na luta porque não é uma luta só nossa, do Poder Público, é uma luta de todos nós”, afirma a secretária da SETAS, Cínthia Rezende, acrescentando que a semana faz alusão ao dia 17 de Maio – Dia Internacional de Combate à LGBTFobia.
O coordenador do Comitê de Enfrentamento à LGBTFobia de Piripiri, Diógenes Cruz Filho, ressalta uma das ações é investir na profissionalização do público-alvo: gays, lésbicas, transgêneros, queers, intersexos e assexuais. “A partir do Comitê vamos qualificar esse público com palestras e cursos profissionalizantes como design de sobrancelhas, automaquiagem de maquiagem artística”, destaca.
Programação
A Semana de Combate a LGBTFobia terá cursos profissionalizantes, emissão de carteira social e entrega de certificados aos participantes:
Dia 25/05- Emissão da carteira social – SETAS
Dias 25/ 26 e 27/05* – Cursos profissionalizantes – Auditório da SETAS
Dia 28/05- Entrega de certificados – Praça da Bandeira