O PRR é um container laranja que a Prefeitura de Teresina disponibiliza em pontos estratégicos Fotos(Ascom/Semduh)
Com o intuito de ofertar à população pontos mais próximos para o descarte adequado de lixo, a Prefeitura de Teresina mudou o Ponto de Recolhimento de Resíduos (PRR) 13, antes localizado na rua Cinco, interseção com a avenida Henry Wall de Carvalho, para outro lugar na mesma rua porém, atrás da Escola Municipal do Parque Piauí.
O PRR é um container laranja que a Prefeitura de Teresina disponibiliza em pontos estratégicos da cidade para que a população possa descartar corretamente os seguintes resíduos:
– Material de construção civil ou demolição (limitado ao volume de uma carroceria pequena);
– Podas de árvores;
– Resíduos de capina e varrição;
– Móveis usados.
Atualmente, a Prefeitura disponibiliza 56 PRRs, mas enfrenta problemas quanto ao uso indevido dos containers.
Nesses locais não é permitido jogar:
X Lixo doméstico
X Animais mortos
X Lixo hospitalar
X Pilhas, baterias, lâmpadas e aparelhos eletrônicos
X Lixo industrial
“Muitas vezes, a pessoa coloca o lixo ao lado do PRR, ao invés de colocar dentro. Também é comum jogarem lixo doméstico e animais mortos, o que não é permitido. Ao lado de cada container tem uma placa explicando as regras, mas as pessoas teimam em não obedecer”, lamenta o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Edmilson Ferreira.
Confira as demais formas de descarte correto dos resíduos:
Postos de Entrega Voluntária (PEVs): existem 21 PEVs em Teresina, também distribuídos em todas as zonas da cidade, especialmente em praças. são lixeiras coloridas que armazenam material reciclável: vidro, metal, papel e plásticos.
Quando há mais de 50 quilos de material reciclável a ser recolhido, a Prefeitura busca esse material sem custos, basta ligar e agendar o recolhimento pelo telefone 86 32181126. A coleta gratuita de material reciclável também acontece rotineiramente em condomínios e empresas.
Coleta domiciliar: dia sim e dia não, os caminhões da coleta domiciliar recolhem os sacos de lixo em toda a cidade. Os resíduos devem ser armazenados em sacos plásticos resistentes, devidamente amarrados. Caso contenha material cortante, é necessário colocar esse material dentro de uma caixa de papelão e fechar a caixa com fita, para garantir a segurança das equipes de limpeza.
Animais mortos: Procurar o Centro de Zoonoses.
Lixo hospitalar: clínicas e hospitais devem contratar empresas particulares para o devido descarte.
Pilhas, baterias e aparelhos eletrônicos: As lojas que vendem eletrônicos devem aceitar receber esse tipo de resíduo.
Faça sua parte
Além de não jogar lixo em local proibido, é fundamental descartar cada tipo de material nos locais mais apropriados, como listamos acima. Também é importante denunciar, caso perceba alguém cometendo esse tipo de infração.
Você pode enviar vídeos ou fotos para o número do Lixo Zero: 86 9.9402-3074. A denúncia é anônima.
PMT