As garotas integram um grupo de estudos que visa oferecer oportunidades à jovens do interior através da educação.
As estudantes Isabella Santos da Rocha, do 8º ano, Heloisa dos Santos de Andrade e Keylane do Reis, ambas do 9º ano, são motivo de orgulho para toda a comunidade do povoado São Joaquim, em Palmeirais, interior do Piauí. Filhas de agricultores e moradoras da zona rural, essas jovens conquistaram medalhas de ouro e prata, na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, mostrando o potencial brilhante que possuem.
As garotas são integrantes da equipe de estudos “UEPCB Olímpica”, um grupo organizado pelos professores Bruno Alef e Antônio Neves, que busca preparar alunos dessas áreas distantes dos grandes centros para conquistar espaço através da ciência.
“O Projeto ‘UEPCB Olímpica’ tem contribuído desde a sua criação para o desenvolvimento de talentosos e talentosas tanto nas provas externas quanto nos projetos realizados pela Presidente Castelo Branco. Acredito no potencial desses estudantes e sei que é apenas o começo dessa história belíssima por meio da Educação”, ressaltou o Professor Esp. Antonio Neves, um dos idealizadores do projeto.
O grupo reúne alunos que participam voluntariamente e se encontram os finais de semana e folgas. Os dois professores se dedicam para preparar os alunos e os inscrevem nas Olímpiadas. No momento o grupo já está se preparando para os próximos desafios.
O professor Bruno Alef, que não esconde o orgulhos das alunas, revelou que a preparação foi intensa, ocorrendo durante as férias, finais de semana e até mesmo à noite após as aulas. Ele enalteceu a determinação das garotas, que mesmo morando em diferentes povoados e todas em localidades diferentes de onde fica a escola conseguiram se mobilizar para participar dos encontros de estudo.
“A dedicação e o comprometimento da Isabella, Heloisa e Keylane são inspiradores. Elas têm um potencial incrível e estão mostrando ao mundo o talento escondido no interior do Piauí. É uma satisfação imensa fazer parte desse projeto e contribuir para o desenvolvimento dessas jovens estudantes”, afirmou o Professor.
Uma das medalhistas de ouro, Isabella Santos, ressaltou que apesar dos obstáculos, o projeto de estudos foi decisivo para o resultado surpreendente.
“Eu não esperava ganhar, até porque o nosso tempo de estudo não era muito. Mas, apesar de tudo, a gente sempre dava um jeito de se reunir para estudar. Nossa rotina era uma correria, mas mesmo assim, com o apoio do nosso professor Bruno Alef, conseguimos alcançar esse resultado”, declarou a aluna.
Heloísa do Santos de Andrade, outra medalhista de ouro, compartilhou suas emoções diante da conquista, ela errou apenas uma questão da prova inteira.
“Quando eu estava conferindo a cada questão que eu revisava ficava mais nervosa, pois todas que eu conferia estavam certas. Quando chegou na 9ª questão, suei frio, pois até ali estavam todas corretas, mas a última questão, que no caso era a 10ª, estava errada, mesmo assim fiquei muito feliz, pois só tinha errado uma de todas as 10 questões, e pra mim aquilo já era uma conquista!”, relatou a jovem.
Já Keylane, levou para casa uma medalha de prata e não escondeu a emoção por seu desempenho.
“Foi uma conquista maravilhosa, nem imaginava que poderia ganhar uma medalha de prata. Minha felicidade foi enorme, fiquei muito emocionada”, disse Keylane do Reis, demonstrando o impacto da conquista em sua vida.
Reconhecimento
A prefeitura do município de Palmeiras publicou uma mesagem de reconhecimento parabenizando os talentos da região.
Veja a homenagem na íntegra:
É com muito orgulho que compartilhamos mais uma conquista na área da educação em Palmeirais! Três alunas da Unidade Escolar Presidente Castelo Branco foram premiadas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA, trazendo para nossa cidade duas medalhas de ouro e uma medalha de prata.
Essa conquista é fruto do empenho, dedicação e talento dessas estudantes, bem como do apoio de toda a equipe educacional. Parabenizamos as alunas e suas famílias pelo esforço e comprometimento, assim como a escola pelo trabalho exemplar na formação acadêmica dos alunos.
Esses resultados comprovam que estamos no caminho certo, avançando cada vez mais na qualidade do ensino em Palmeirais.
Próximos desafios
Agora, após o brilhante desempenho na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica, as estudantes se preparam para novos desafios, onde terão a chance de mostrar novamente seu conhecimento e habilidades científicas, buscando conquistar ainda mais reconhecimento, já que o grupo ainda tem outras competições científicas no calendário.
Para contratar uma plataforma de treinamento para olimpíadas científicas, que custa 379,00 por aluno/ano, o grupo está realizando uma série de ações como bingos, rifas e barracas em eventos, além disso, disponibilizaram um pix para a comunidade, visando angariar recursos para ampliar a oferta de conteúdos aos jovens participantes do projeto.
Para contribuir, o PIX disponibilizado pelo grupo é: uepcbolimpica@gmail.com
Fonte: Portal AZ