Arthur Morais Sousa, um estudante de 15 anos de idade de Parnaíba, litoral do Piauí, se tornou um programador certificado após apenas cinco meses de um curso de programação que normalmente dura 12 meses.
Ele começou a se interessar por programação em 2020, mas só começou a aprender mais sobre o assunto no ano passado, quando ingressou na Programe.io, onde aprendeu sobre lógica de programação, abstração e solução de problemas, o que o ajudou a criar seu primeiro software, um sistema que cataloga o estoque, cuida do financeiro e tem controle de vendas e gestão de uma loja.
O mentor e CEO da Programe.io, Ely Bezerra, disse que geralmente uma pessoa só consegue chegar a esse nível de conhecimento após quatro anos de estudos em faculdades ou universidades. Ele atribui a rapidez do aprendizado de Arthur à metodologia da escola, que consiste em aulas práticas curtas na plataforma e mentorias de acompanhamento.
Arthur agora está desenvolvendo um sistema mais complexo para uma empresa de Parnaíba, que inclui um sistema de ordem de serviço com banco de dados e o uso de tecnologias como Java, PostgresSQL, Java Server Faces, Primefaces e Payara Server.
Embora Arthur esteja focado em concluir o ensino médio no momento, ele espera continuar na área da programação no futuro. Ele acha que a programação é um trabalho incrível porque permite criar algo útil e importante a partir de uma tela em branco e vários códigos. Ele acredita que a programação é gratificante e gosta de ajudar pessoas e empresas a resolver problemas através do desenvolvimento de sistemas. Ele espera se especializar mais na área após concluir o ensino médio e trabalhar em uma empresa aqui ou fora do Brasil. Atualmente, ele trabalha como freelancer no desenvolvimento de sistemas.