31.8 C
Teresina
quinta-feira, setembro 19, 2024
spot_img

Luís Correia decreta situação de emergência devido às chuvas

Date:

spot_img

Em razão das chuvas fortes que afetaram o estado do Piauí nos últimos dias, a prefeitura de Luís Correia declarou situação de emergência. O decreto de número 12, emitido nessa quinta-feira (27/04), considera os alagamentos ocorridos e prevê chuvas ainda mais intensas, especialmente na região litorânea do estado. 

O decreto determina medidas de prevenção em todo o município, focando especialmente nas áreas mais afetadas por deslizamentos, inundações e enxurradas que atingiram ruas, residências e estabelecimentos comerciais.

Acompanhamento da Defesa Civil

A Secretaria Estadual de Defesa Civil do Piauí (Sedec), por meio do Gabinete de Crise, informa que está monitorando as áreas afetadas pelas chuvas no município de Luís Correia e região, e acompanhando as equipes para que as medidas cabíveis sejam tomadas em prol da segurança e proteção de toda a população.

Chuvas devem continuar até a primeira semana de maio

Em entrevista ao Conecta Piauí, o climatologista Werton Costa disse que o clima chuvoso deve continuar durante toda a semana e final de semana, inclusive na primeira semana de maio, e com a probabilidade de temporais mais intensos.

Werton Costa (Foto: Divulgação)

“As condições atmosféricas no estado do Piauí continuam sendo regidas pelo aquecimento Atlântico. As águas mais aquecidas do Atlântico Tropical tem proporcionado uma intensificação das chuvas no final da temporada. Por exemplo, o mês de maio é historicamente categorizado como um mês pós estacional, de chuvas organizadas em pancadas de forma isolada e geralmente de pequenos volumes. Porém, a partir do aquecimento Atlântico, as chuvas se intensificara, principalmente na faixa Litorânea. Esse fenômeno deve permanecer durante toda a semana e final de semana, inclusive na primeira semana de maio, com a probabilidade de temporais mais intensos tanto na faixa Litorânea como na faixa do Centro Norte”, disse o especialista.

spot_img

Mais Notícias