Instituto Yduqs realiza debate sobre o tema “O Futuro é Acessível”

0

6ª edição do Seminário Lugar de Fala promove reflexões sobre a inclusão e a importância da educação na luta contra o preconceito

No dia 09 de outubro, o Instituto Yduqs promoverá mais uma edição do tradicional seminário Lugar de Fala. Com o tema “O Futuro é Acessível: Diálogos sobre Inclusão”, o encontro tem como objetivo promover debates e reflexões sobre acessibilidade e inclusão. Gratuita e aberta ao público, a iniciativa será transmitida ao vivo das 09h30 às 12h30 pelo canal do Instituto Yduqs no YouTube. Confira a programação completa no site do Instituto Yduqs.

“A educação é a principal ferramenta para que pessoas com deficiência tenham protagonismo em nossa sociedade. O Seminário Lugar de Fala é uma iniciativa que busca contribuir para a construção de um futuro mais igualitário e inclusivo para todos. Com debates essenciais, conversas inspiradoras e reflexões sobre acessibilidade e inclusão, o encontro atua em prol de um futuro inclusivo em uma sociedade onde todas as pessoas são valorizadas”, afirma Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs.

Realizado pelo Instituto Yduqs, em parceria com as instituições de ensino superior Ibmec, Wyden, Estácio e das unidades que compõem o Instituto de Educação Médica – IDOMED, o evento conta com especialistas, como o psicólogo Cesar Lessa, que coordena dezenas de núcleos educacionais de acessibilidade e apoio psicopedagógico que promovem um ambiente mais acessível; a remadora paralímpica brasileira, Diana Barcelos, que participou dos Jogos Paralímpicos de Tóquio e Paris e contará sobre os desafios e a inclusão no esporte; Sarah Assumpção, Natália Rosa e André Paulo Abreu Borges em uma conversa franca sobre como construir um futuro desejável e promover a inclusão de pessoas com deficiência; e Deivis Picáz, palestrante, influenciador e Conselheiro do Pacto Global da ONU no Brasil e Educa2030, que abordará a importância da diversidade e como aceitar as diferenças pode transformar nossas vidas e comunidades.

Informações divulgadas pela Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com base em informações do eSocial, em janeiro deste ano, havia pouco mais de 545 mil pessoas com deficiência e reabilitados do INSS inseridos no mercado formal de trabalho no país. Além disso, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD): Pessoas com Deficiência de 2022, existem no Brasil, 18,6 milhões de pessoas de 2 anos ou mais, que possuem alguma deficiência. Os dados também indicam que as pessoas com deficiência estão menos inseridas no mercado de trabalho e, por consequência, possuem menor acesso à renda.

Diante das estatísticas, buscar entender as necessidades dessa parcela da população se torna essencial para a promoção de uma sociedade mais inclusiva. Com uma ampla programação, que promete inspirar e sensibilizar a sociedade sobre a aceitação e respeito às diferenças, a iniciativa busca promover o entendimento abordando o papel da educação na promoção de um futuro acessível. A 6ª edição do Seminário Lugar de Fala “O Futuro é Acessível: Diálogos sobre Inclusão”, está alinhada com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 16 da Organização das Nações Unidas (ONU), que busca promover sociedades pacíficas e inclusivas, garantindo acesso à justiça e construções institucionais responsáveis.

Serviço:
Data: 09 de outubro
Horário: das 09h30 às 12h30
Local: online e ao vivo no canal do Instituto Yduqs no YouTube: https://www.youtube.com/live/bUwTjHgLflw

Programação completa disponível no site do Instituto Yduqs: https://institutoyduqs.com.br/lugar-de-fala-6-edicao/

09:30 – Abertura com Eduardo Parente, CEO da Yduqs; Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs; e Renata Mendonça, Diretora de Gente da Yduqs.
10:00 – Talk com professor e psicólogo Cesar Lessa, coordenador de dezenas de núcleos educacionais de acessibilidade e apoio psicopedagógico.
10:15 – Painel “O Futuro é Acessível: Diálogos sobre Inclusão”, com Sara Assumpção, analista Jurídico, Natália da Rosa, designer de Produto, e André Paulo Abreu Borges, gerente de Operações Acadêmicas.
11:15 – Talk com Diana Barcelos, paratleta de remo, campeã mundial na modalidade e representante brasileira nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e Paris.
11:30 – Masterclass: “Tá tudo bem ser Diferente” com Deivis Picáz, palestrante, influenciador, Jovem Conselheiro do Pacto Global da ONU no Brasil, Educa2030 e pessoa com deficiência.
12:30 – Encerramento