Campanha, em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, inclui palestras com médicos, distribuição de materiais didáticos e atendimento gratuito com especialistas
A MRV, maior construtora da América Latina, se uniu mais uma vez à Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) para reforçar a importância da conscientização e prevenção ao câncer de pele, por meio da campanha Dezembro Laranja. O objetivo da empresa é alcançar operários da construção civil e outros profissionais que trabalham ao ar livre, além de toda a sociedade, com dicas de cuidado e informações sobre perigos da exposição solar sem proteção.
De 2 a 6 de dezembro, haverá diversas ações em canteiros de obras de treze estados brasileiros, alcançando mais de 3 mil colaboradores da MRV. A programação inclui palestras com médicos e sindicatos do trabalho e distribuição de materiais didáticos para que os funcionários compartilhem com familiares e amigos.
Na cidade de Teresina/PI, a ação acontecerá nesta quarta-feira, dia 04 de dezembro, a partir das 7h, nas obras do Grand Topázio, primeiro produto da linha Class lançado na capital piauiense, localizado no bairro Morada do Sol. A programação inclui a exibição de um vídeo institucional com um médico especialista sobre o tema e distribuição de materiais didáticos para que os funcionários compartilhem com familiares e amigos.
Assim como no ano passado, o Quarteto da Arriação vai compor um jingle especialmente para a campanha Dezembro Laranja. O Quarteto, formado por pedreiros que fazem sucesso nas redes sociais, conta com 2,1 milhão de seguidores no Instagram. Eles utilizam os próprios instrumentos de trabalho para reproduzir músicas famosas. O jingle serve para alertar o público sobre a importância do uso do protetor solar durante o trabalho e outras medidas preventivas contra o câncer de pele.
A campanha faz parte do programa Cuidando de Quem Constrói da MRV, que desenvolve diversas ações ao longo do ano voltadas para a saúde e o bem-estar de seus trabalhadores: “No ano passado, nosso Dezembro Laranja mobilizou mais de 2.900 trabalhadores em oito cidades e alcançou mais de 1,7 milhão visualizações na internet com o jingle do Quarteto da Arriação. Este ano, nossa expectativa é superar esses números e ajudar ainda mais pessoas”, disse Eduardo Fischer, CEO da MRV&CO.
Com foco na responsabilidade individual, a campanha Dezembro Laranja da SBD trará histórias que mostram como os brasileiros de todas as idades podem se proteger melhor e continuar aproveitando o sol de forma saudável. Além de reforçar os cuidados preventivos, a iniciativa destaca a importância do diagnóstico precoce, que aumenta significativamente as chances de cura, principalmente no caso do melanoma, o tipo mais agressivo da doença.
“Nosso objetivo com a campanha Dezembro Laranja 2024 é continuar alertando a população sobre os perigos do câncer de pele, que, infelizmente, ainda é o mais frequente no Brasil. A conscientização sobre a prevenção e a detecção precoce é fundamental para que possamos reduzir o número de casos e, principalmente, evitar complicações graves. Queremos que todos entendam que a saúde da pele é parte integral da saúde do corpo, e a proteção deve ser uma prioridade constante”, sinaliza Dr. Heitor de Sá Gonçalves, Presidente da Sociedade.
Dia do Atendimento
No Dia 7 de dezembro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia realizará o Dia do Atendimento. As ações, gratuitas, ocorrem em postos de saúde espalhados pelo país, das 9h às 15h, com a presença de mais de 2 mil dermatologistas voluntários. O mutirão funciona exclusivamente com o objetivo de avaliar lesões suspeitas de câncer de pele. Os locais de atendimento podem ser encontrados no site https://sbd.org.br/dezembrolaranja/.
Desde o início da campanha, em 1999, já foram realizadas cerca de 600 mil consultas, com mais de 75 mil casos de cânceres cutâneos identificados. Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de pele responde por 33% de todos os diagnósticos da doença no Brasil. Já a estimativa 2023 de Incidência de Câncer no Brasil, do INCA, revela que são esperados cerca de 220 mil novos casos de câncer de pele por ano no triênio 2023-2025.