Piauí registra aumento de 225% nos casos de afogamentos

0


Com a chegada do período chuvoso no estado do Piauí é importante que banhistas tenham cuidado redobrado ao frequentar pontos turísticos, balneários, rios e cachoeiras.

O Corpo de Bombeiros está alertando para os riscos que o aumento do volume das águas pode trazer. Segundo dados do órgão, de janeiro a abril deste ano, foram registrados 26 casos de afogamentos, o que representa um aumento de 225% em relação ao mesmo período do ano passado, que teve apenas 8 casos. O mês de março deste ano teve 11 casos de afogamento, contra apenas um registrado no mesmo mês de 2020. 

Corpo de Bombeiros faz alerta após aumento de 225% nos casos de afogamentos no Piauí (Foto: Divulgação/ Governo do Piauí)

O tenente do Corpo de Bombeiros, Filipe Lima, ressalta que é importante que banhistas tomem certas precauções. 

“Para os que frequentam esses locais com grande volume de água é importante ficar atento a determinadas situações como,  não ingerir bebida alcoólica quando for entrar na água, o cuidado com criança deverá ser redobrado e nos locais da diversão não pular na água se o banhista desconhece a profundidade para evitar um grave acidente”, explica o tenente. 

Além disso, para quem gosta de trilhas ou acampamentos em busca de cachoeiras e lagos, é necessário estar atento aos primeiros sinais de chuva e evitar entrar na água nesses dias. O tenente alerta que, nessas situações, é melhor procurar um local alto e esperar a chuva passar.

Caso ocorra uma situação de afogamento, é importante não entrar na água para tentar socorrer a pessoa, mesmo que saiba nadar. O adequado é fornecer algum objeto que sirva de flutuação, como uma garrafa pet vazia, tampa de isopor, corda ou galho de árvore, para evitar o contato direto com a vítima. 

É importante procurar locais que possuem guarda-vidas ou pessoas capacitadas para realizar um resgate em situação de emergência. Em caso de emergência o Corpo de Bombeiros poderá ser acionado pelo 190.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui