Linhas de Cuidado do Infarto e AVC da Sesapi realizaram mais de quatro mil atendimentos em um ano

Os números correspondem a atendimentos realizados entre setembro de 2023 até esta terça-feira (29), período em que também foram contabilizadas 490 trombólises

0
Reprodução

As Linhas de Cuidados do Acidente Vascular Cerebral (AVC) e do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), que integram a Rede de Urgências e Emergências da Sesapi (RUE) da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), já realizaram o atendimento de aproximadamente 4.392 pacientes em um ano.

Os números correspondem a atendimentos realizados entre setembro de 2023 até esta terça-feira (29), período em que também foram contabilizadas 490 trombólises, tratamento que envolve o uso de medicamentos trombolíticos para a desobstrução de vasos sanguíneos. 

“Atualmente contamos com uma rede atendimento no estado e uma unidade exclusiva para o atendimento de pacientes com sintomas da doença no Hospital Getúlio Vargas, em Teresina”, destacou o cardiologista Benoni Carvalho Júnior, coordenador da Linha de Cuidados do AVC

O AVC acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. É uma doença que acomete mais os homens e é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo. 

Em alusão ao Dia Mundial de Combate ao AVC, a Sesapi realizou, nesta terça-feira (29), uma roda de conversa com servidores e estudantes. Segundo o coordenador da Linha de Cuidado, a intenção é reforçar as informações sobre os fatores de risco, sintomas, prevenção e tratamento da doença.

“Alertamos sobre a prevenção primária, pois sabemos que quando reduzimos todos os fatores de risco temos uma diminuição da incidência da doença em cerca de 90%. Quanto mais rápido for o diagnóstico e o tratamento do AVC, maiores serão as chances de recuperação”, concluiu o médico.