A Semana Santa, que se inicia com o Domingo de Ramos (24) e culmina com o Domingo de Páscoa (31), é um período de profunda reflexão e vivência dos sagrados mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, período em que os cristãos são convidados a acompanhar de perto os passos de Jesus em sua jornada terrena por meio das celebrações litúrgicas. A Arquidiocese de Teresina divulga nesta quinta-feira (21) a programação da Semana Santa 2024, com as celebrações que serão presididas pelo arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, na Catedral de Nossa Senhora das Dores, sede da Igreja Católica na capital do Piauí, localizada na Praça Saraiva.
Durante esses dias, as solenidades e celebrações litúrgicas conduzem os fiéis a uma experiência espiritual única, repleta de simbolismo e significado, onde os cristãos mergulham nas profundezas dos mistérios da fé.
A programação do Domingo de Ramos está prevista para iniciar às 07h com a benção dos Ramos na Casa dos Focolares (Rua Santa Luzia, nº 868, Centro Sul), seguida de procissão até a Igreja Catedral onde acontecerá a Missa Solene. Segundo o padre José Nery, vigário paroquial da Catedral de Nossa Senhora das Dores, este dia recorda a entrada de Jesus em Jerusalém, quando ele foi aclamado como rei pelos mais simples que agitavam ramos de palmeiras e gritavam: ‘Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!’ (Mateus 21,9).
“Por isso que neste domingo nós somos convidados a ir a nossa Igreja e a nossa comunidade para juntos celebrarmos, como um sinal de nossa adesão e compromisso com aqueles que estão à margem do caminho e concluir aquilo que foi instaurado por Nosso Senhor Jesus Cristo, para que sejamos capazes de anunciar o Reino dos Céus”, destacou o sacerdote.
Neste dia, também acontece a Coleta Nacional da Solidariedade, iniciativa que arrecada fundos utilizados para apoiar diversas ações voltadas para a promoção da solidariedade, ajuda aos mais necessitados e desenvolvimento de comunidades carentes em todo o país.
Na Segunda-Feira Santa (25) o clero arquidiocesano, fiéis e representantes dos diversos segmentos da Igreja se reúnem novamente na Catedral às 19h para a celebração da Missa do Crisma, também chamada de Missa dos Santos Óleos ou da Unidade. O padre Rivaldo Muniz, pároco da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, no bairro Dirceu II, explica que esta celebração conclui o período da Quaresma, onde os óleos usados nas cerimônias sacramentais do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos são abençoados. Também se renovam as promessas sacerdotais feitas no dia da ordenação de cada padre.
“Antes desta solenidade, os presbíteros passam por um período de recolhimento para que depois possam renovar as suas promessas sacerdotais diante de nosso arcebispo e de toda a comunidade”, disse.
Tríduo Pascal
Dando início ao Tríduo Pascal, principal festividade do calendário da Igreja, na Quinta-feira Santa (28), Dom Juarez celebra a Missa da Ceia do Senhor às 18h, momento que os cristãos voltam o olhar para a Última Ceia de Jesus com seus discípulos. Foi nessa ocasião, que Ele instituiu a Eucaristia, o sacramento que une cada pessoa a Ele de maneira única, e também momento em que Jesus deixou o exemplo do serviço ao lavar os pés dos apóstolos.
Já a Sexta-feira Santa (29) é um dia de profundo recolhimento e contemplação da Paixão e Morte de Jesus na cruz. Por meio da liturgia da Paixão, às 15h, os fiéis são convidados a meditar sobre o sacrifício supremo de amor que Ele ofereceu por toda a humanidade. Em seguida, Dom Juarez conduzirá os fiéis em caminhada pelas principais vias do centro da cidade durante a procissão do Senhor Morto que seguirá até a Igreja São Benedito, fazendo memória ao cortejo e sepultamento de Jesus.
“Viver a sexta-feira da Paixão é viver o Evangelho e o perdão que Jesus nos deu, para que nós também saibamos perdoar os nossos irmãos assim como Ele nos disse, vivendo a Semana Santa de modo especial”, ressaltou padre Rivaldo.
No Sábado Santo (30), durante a Vigília Pascal, os cristãos aguardam em expectativa a celebração da ressurreição. Às 21h o povo se reúne para a benção fogo, onde o Círio Pascal é aceso representando Jesus como a luz que dissipa as trevas do pecado e da morte. Neste momento proclama-se a vitória da Luz sobre as trevas e renova-se as promessas batismais, mergulhando os fiéis na alegria da ressurreição de Cristo.
Teresina Ressuscita com Cristo
No Domingo de Páscoa (31) toda a comunidade é convidada a participar do Teresina Ressuscita com Cristo, momento de profunda fé e comunhão de toda Arquidiocese. Em sua 9ª edição, o evento busca despertar no coração dos fiéis a importância da vitória de Cristo sobre a morte, por meio de um momento em que os cristãos saem às ruas exultando e proclamando a vida de Jesus.
A programação terá início às 16h. A procissão terá como ponto de partida o adro da Igreja São Benedito, reunindo fiéis que sairão em uma grande procissão luminosa até o Parque Potycabana, na Avenida Raul Lopes, para a celebração da Santa Missa de Páscoa, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Juarez Marques.
Padre Rivaldo finaliza fazendo um apelo aos cristãos para que participem das celebrações litúrgicas e também aproveitem a Semana Santa para praticar o perdão em família, vivendo o seu real sentido plenamente. “Esse é o momento de viver verdadeiramente o amor, pois muitas vezes nos amamos, mas é um amor ferido. Por isso, é importante que aproveitemos esta Semana para a prática da reconciliação familiar, além de participar das celebrações, de modo especial do Tríduo Pascal, onde celebramos a vitória de Jesus contra todo o mal”, finalizou.