A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio da Agespisa (CIPA) deu início na manhã desta terça-feira (05) ao curso de formação voltado aos membros efetivos e suplentes eleitos para o biênio 2024/2025.
Durante dois dias, os novos integrantes vão receber orientações e informações para embasar a sua atuação na CIPA, na busca constante da prevenção aos acidentes de trabalho e doenças laborais.
A palestra de abertura, “Organização da CIPA: Práticas para a prevenção de acidentes”, apresentou um panorama geral do objetivo básico da comissão. O engenheiro civil e de segurança do trabalho, Cleto Augusto Baratta, expôs as formas de promover e manter a segurança no ambiente laboral, tendo sempre como meta o cenário ideal para que os acidentes e as doenças ocupacionais sejam evitados.
Outras temáticas abordadas foram “Comportamento seguro no trabalho”, em palestra ministrada pela enfermeira Flaviana Linhares, e “Padrões de segurança para o trabalho em altura”, apresentada pelo técnica em segurança do trabalho, Kátia Lima.
“O curso de formação é essencial porque se trata de uma preparação teórica para os desafios que os novos cipeiros vão enfrentar no dia a dia. A participação dos novos membros fortalece o trabalho em equipe que será desenvolvido na gestão que está iniciando”, afirma a presidente da CIPA, psicóloga Amparo Silva.
Nesta quarta-feira (06), o curso será encerrado com palestras que vão abordar inteligência emocional, alcoólicos anônimos e os empregadores, além de noções de prevenção e combate a incêndios.