31.8 C
Teresina
quinta-feira, novembro 21, 2024
spot_img

EUA: Banco Central debate aumento da taxa de juros em meio a falência de bancos regionais 

Date:

spot_img

Autoridades do Federal Reserve (FED), o Banco Central dos Estados Unidos, consideraram interromper os aumentos das taxas de juros até que fique claro que a falência de dois bancos regionais, o Silicon Valley Bank e o Signature Bank, não causaria um maior estresse financeiro. Essa discussão ocorreu durante a reunião de política monetária realizada no mês passado, como indicado na ata divulgada pelo FED.

Prédio do Federal Reserve em Washington D.C. – Foto: REUTERS/Chris Wattie

O debate foi inesperadamente complexo, uma vez que as autoridades estavam preocupadas com os possíveis impactos dessas falências no setor bancário e na economia como um todo. No entanto, o comitê acabou decidindo por seguir com os aumentos das taxas de juros, optando por um aumento de 0,25 ponto percentual, em meio às ações tomadas pelas autoridades dos EUA e pelo FED, que foram vistas como tendo ajudado a acalmar as condições no setor bancário e a diminuir os riscos de curto prazo para a atividade econômica e a inflação, de acordo com a ata.

Os participantes da reunião concordaram que os desdobramentos no setor bancário provavelmente resultarão em condições de crédito mais apertadas e poderão pesar na atividade econômica, na contratação e na inflação. Alguns defendiam até mesmo um aumento de 0,50 ponto percentual nas taxas de juros, caso não houvesse os recentes desdobramentos no setor bancário, como mencionado na ata.

No entanto, as autoridades destacaram que os recentes desenvolvimentos no setor bancário afetariam as decisões de política monetária do Comitê, na medida em que influenciariam as perspectivas de emprego, inflação e os riscos associados a essas perspectivas. Como resultado, o compromisso com “aumentos contínuos” nas taxas de juros foi enfraquecido na declaração de política monetária, sendo substituído pela indicação de que provavelmente seria necessário “mais algum aperto (monetário)”.

Os participantes também ressaltaram que a inflação permaneceu alta e o mercado de trabalho continuou apertado, o que levou à antecipação de que algum endurecimento adicional da política monetária pode ser apropriado, como apontado na ata.

spot_img

Mais Notícias