A Caixa Econômica Federal, em parceria com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), pretende reduzir os juros para cerca de 2,1 milhões de micro e pequenas empresas (MPEs). O anúncio foi feito pela presidente do banco, Rita Serrano, durante evento da Frente Parlamentar do Empreendedorismo nesta terça-feira (11). De acordo com a Caixa, os juros poderão cair até 33% em algumas linhas de crédito, o que possibilitará o acesso ao crédito para o setor produtivo.

A presidente da Caixa ressaltou a importância do banco voltar a atuar fortemente nos programas do governo, como no Minha Casa Minha Vida e no Bolsa Família, além do olhar para o desenvolvimento do país, voltado para o setor produtivo. Para isso, é necessário disponibilizar crédito para que as empresas possam produzir e se desenvolver.
Empresas associadas ao convênio poderão contratar linhas de capital de giro com taxas a partir de 1,21% ao mês, o que representa uma redução significativa em relação às taxas praticadas no mercado. Além disso, a compra de máquinas e equipamentos poderá ser financiada com taxas a partir de 1,34% ao mês. Os clientes associados também terão taxas reduzidas na contratação do GiroCaixa Fampe, com juros a partir de 1,87% ao mês.
As empresas que fazem parte do convênio terão outras vantagens, como a gratuidade na primeira anuidade dos cartões de crédito e convênio de cobrança bancária com desconto de até 30%. O convênio tem como objetivo auxiliar as empresas a superarem as dificuldades financeiras decorrentes da pandemia de Covid-19, que afetou fortemente o setor produtivo.
Para a CACB, a parceria com a Caixa representa uma oportunidade para os empresários terem acesso a crédito com taxas mais atrativas e condições mais favoráveis. A iniciativa é importante para fomentar o empreendedorismo e a retomada da economia do país.