O filhote encalhou no dia Mundial dos Oceanos, e recebeu o nome de Marina, em homenagem a ministra.
Desde a última semana, pescadores entraram em contato com a ONG Comissão Ilha Ativa, sobre a presença de um filhote sem a mãe, na região da Praia do Arrombado, em Luís Correia.
Após uma semana de busca e monitoramento, dia 8 de junho o animal havia encalhado novamente e reintroduzido ao mar por turistas.
Dia 9 de junho, pescadores entraram em contato novamente com a Cia, e as 13 horas, o animal foi encontrado e resgatado na região do quebra mar, com sinais de cansaço e estresse.
O filhote se trata de uma fêmea, com resquícios de cordão umbilical, possui 122 cm e estimativa de peso de 25,200 kg. E foi levado para a Base do Projeto Peixe-boi em Cajueiro da Praia, onde passará por avaliações mais detalhada e posteriormente ser translocado para Itamacara, para passar pelo processo de reabilitação, até ser devolvido a natureza.
Com esse encalhe, já são registrado 6 filhotes de peixe-boi resgatado, desde o ano de 2017.
O filhote recebeu o nome de “Marina”, por ter encalhado no dia Mundial dos oceanos, e pelo seu significado, que é aquela que veio do mar, carrega beleza e grandiosidade.
É uma homenagem também a ministra Marina Silva, pela sua luta e seu valioso trabalho frente a conservação dos oceanos, Mata Atlântica e Biodiversidade em geral.
Reforçamos a necessidade e apoio do Governo do Estado, para a liberação da aeronave pelo governo do estado, para translocação do filhote para o Centro de Mamíferos Aquáticos -CMA. Está transferência é indispensável para a recuperação do animal, uma vez que no Piauí não há centro especializado para reabilitação de Mamíferos Aquáticos.
Dicas do que fazer, ao avistar um peixe-boi na praia:
Não alimentar;
Não oferecer bebida;
Não devolver para água;
Protegê-lo do sol;
Fonte: Portal AZ