às 09:59
Técnicas e procedimentos usados pelos profissionais de saúde que compõem o Programa ‘Melhor em Casa’ de Campo Maior estão sendo ministrados, através de oficinas teóricas e práticas no Sul do Piauí. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Maior estão na primeira capital em visita técnica com a finalidade de trocar experiências, dialogar e orientar a respeito da implementação de um novo modelo que vise ampliar e qualificar o atendimento domiciliar pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Na ocasião, foi realizada uma oficina teórico-prático em procedimentos de Fonoaudiologia e de Fisioterapia, denominada FOFIS. O acompanhamento fonoaudiólogo e fisioterapêutico tem como objetivo restaurar a capacidade física e a qualidade de vida e atuando nas necessidades dos pacientes, como por exemplo, em disfagias, distúrbios ventilatórios, fraqueza muscular, problemas na região da cabeça e pescoço, realizando avaliações contínuas, além de especificar os métodos mais adequados de tratamento.
O Melhor em Casa é um serviço indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento. A atenção domiciliar visa a proporcionar ao paciente um cuidado mais próximo da rotina da família, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções, além de estar no aconchego do lar.
Com informações do Governo Federal