10:55

A greve dos servidores do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que já entra no seu oitavo dia, tem causado suspensão nas cirurgias eletivas na unidade.
O superintendente do HU, Paulo Márcio, explicou que alguns pacientes já estão há um ano aguardando a cirurgia e que por isso está mantendo diálogo com os grevistas para não haver maiores prejuízos.
“Em relação ao centro cirúrgico, nós estamos parados, 40% do centro cirúrgico, e isso parte o coração da gente. Você chegar para uma pessoa que está há um ano esperando uma cirurgia e dizer que essa cirurgia vai ser suspensa, é de partir o coração. Eu como superintendente estou aqui de diálogo com o movimento grevista o tempo inteiro para que as pessoas não sejam penalizadas”, diz.
Já sobre a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do local, o superintendente ressalta que está funcionando totalmente e que a decisão de não parar parte do setor partiu do próprio movimento grevista do estado.
“Pela primeira vez na história houve uma decisão judicial que mandou parar o hospital em 40% totalmente, antes as decisões judiciais tiravam dessa decisão unidades importantes como UTI, Centro Cirúrgico. Então, eu parabenizo aqui o movimento grevista local que como muita sabedoria manteve pelo menos o funcionamento completo da UTI que é tão importante para o estado”, acrescenta.
Em relação ao motivo da paralisação das atividades dos servidores do HU, Paulo Márcio diz que o objetivo da greve é chamar a atenção da Justiça sobre o acordo coletivo dos profissionais e da alteração na base de cálculo da insalubridade.
“É uma greve nacional, de nada tem a ver com o Piauí, ela é uma greve que se discute a questão salarial a nível nacional, na verdade, os salários dos funcionários do hospital é o melhor do Brasil, incluindo hospitais privados, o que se discute aqui é apenas a insalubridade e é um termo de ajuste de acordo coletivo que ainda não foi celebrado na Justiça. A greve é para chamar a atenção da Justiça para se celebrar esse acordo a nível nacional”, informa.
