No dia 26 de março, a Prefeitura de Cocal, através da Diretoria Municipal de Turismo, realizou consulta pública para a criação de um Parque Natural Municipal (PNM) em Cocal. O evento aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Agricultura Familiar (STTRAF).
O secretário de Cultura, professor João Passos, diz que esse é um momento ímpar para a cidade. “Os cocalenses sempre tiveram o sonho de um reconhecimento do potencial turístico que nós temos. Há muitos anos se fala, por exemplo, das cachoeiras de Pirapora, Engenho Velho, Pedra da Espia, Igreja de Frecheiras e Pera de torres, mas nunca tinha sido feito um trabalho voltado para alavancar o desenvolvimento do turismo em Cocal”, comemora Passos.
De acordo com o secretário João, a cidade vai receber toda estrutura que dará condição para visitação dos pontos turisticos, e suporte para alavancar a economia no município de Cocal. O secretário fala ainda que essa consulta Pública é o primeiro passo para a criação de uma Lei para a construção do Parque Natural na Pedra da Espia.
O diretor de Turismo de Cocal, Valmir Vieira, ressalta a importância da criação do Parque para a cidade. “Este parque vai beneficiar a região de Santo Hilário e Itapecurú, onde a Pedra da Espia fica situada, trazendo emprego e renda com o aumento do fluxo de turistas”, explica Valmir.
Os PNMs são Unidades de Conservação (UC) inseridas no grupo de Proteção Integral, que objetivam preservar a natureza. Nos parques são permitidos apenas o uso indireto de seus recursos naturais.