Prefeitura de Teresina disponibiliza atendimento social, jurídico e psicológico para mulheres em situação de violência

0

A Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, através da Prefeitura Municipal de Teresina, disponibiliza o Centro de Referência da Mulher em Situação de Violência – Esperança Garcia (CREG). O local é um espaço para acolher e garantir que as mulheres possam romper o ciclo da violência dentro de casa, no ambiente de trabalho ou outras violências cometidas contra mulheres. Em 2021, o serviço atendeu 280 mulheres na capital. “O CREG é o local de apoio à mulher, onde ela pode encontrar atendimento jurídico, psicológico e social, para que ela consiga sair da situação de violência em que vive. O centro não é um local de denúncia, mas sim de atendimento para que ela saia do ciclo de violência”, afirmou a secretária da SMPM, Karla Berger.

Através de parcerias, o serviço tem buscado ampliar seu alcance. Em tratativas com o  Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), foi pensando uma parceria, inicialmente, entre o TJ-PI e o Centro de Referência Esperança Garcia (Creg) para a criação de um novo serviço, um plantão de atendimento 24h para mulheres.

Um fator indispensável para que se alcance a igualdade de gênero é a intervenção socioeducativa nos diversos segmentos da sociedade. A coordenadora do CREG, Roberta Mara, destaca que é necessário que a própria população se engaje em denunciar e acolher a mulher que está em situação de violência, principalmente aquelas que residem longe dos serviços de acolhimento, nas zonas rurais e mais afastadas do Centro.

“Constatamos um aumento considerável na procura do atendimento, pois as mulheres em situação de violência, se permitiram buscar ajuda, uma orientação, uma indicação, um atendimento profissional, muito antes de fazerem a denúncia”, conta Roberta. “O CREG faz parte da rede de atendimento, e por isso acreditamos que as mulheres teresinenses sintam-se mais à vontade para nos procurarem”, reforçou a coordenadora.

\"\"

Dentro do CREG, os atendimentos, que vão desde assistência jurídica, social e psicológica, além de ofertar Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e cursos de capacitação profissional, podem ser acessados pelas mulheres durante o seu acompanhamento.

As mulheres podem ser encaminhadas pela rede de enfrentamento a violência contra a mulher ou acessar diretamente o serviço. Além disso, as mulheres acompanhadas pelo CREG que possuem Medida Protetiva são monitoradas pela Guarda Maria da Penha, visando a sua proteção.

Onde encontrar o CREG?
Rua Benjamin Constant, 2170 , Centro Norte. Segunda a sexta, das 08h00 às 17h00. (86) 3233-3798/99416-9451

Onde denunciar?

Na capital, as mulheres também podem procurar as Delegacias da Mulher, localizadas nas regiões Centro Sul, Sudeste e Norte, pelos respectivos telefones: (86) 3233-2323 / (86) 3220-3858 / (86) 3216-1572 / (86) 99454-3940.

\"\"
PMT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui