29.8 C
Teresina
segunda-feira, junho 17, 2024
spot_img

Mais de 100 mil pessoas já estão imunizados contra a Covid-19 no Piauí, diz Sesapi

Date:

spot_img

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) afirmou nesta segunda-feira (19) que já realizou a imunização de mais de cem mil pessoas contra a Covid-19. No total, 475.921 piauienses foram vacinados, sendo 363.045 com a primeira dose e 112.876 com a segunda dose, conforme dados do Vacinômento.

\"\"
Mais de 100 mil pessoas já estão imunizados contra a Covid-19 no Piauí, diz Sesapi (Foto: divulgação)

A diretora de Vigilância em Saúde da Sesapi, Cristiane Moura Fé, alertou a população para a importância dos grupos voltarem para tomar a segunda dose dos imunizantes. “Queremos fazer um alerta aos grupos, que já estão na etapa de segunda dose. O esquema vacinal contra a Covid-19, só fecha se todas as pessoas tiverem recebidos a primeira e a segunda dose”.

Para realizar a dose de reforço a população deve ficar atenta à data que está no seu cartão de vacina e ao calendário de sua cidade. “No momento da aplicação da primeira dose, os técnicos já escrevem no cartão de vacina a data do retorno, para a segunda aplicação, porém algumas cidades podem antecipar seu calendário, então pedimos atenção para as datas divulgada por cada município”, afirmou Cristiane Moura Fé.

Entre os imunizantes disponíveis no Piauí, o intervalo entre as picadas deve ser de 14 a 28 dias para a Coronavac e de três meses para a da AstraZeneca. “É importante buscar a segunda dose porque a eficácia prometida foi determinada a partir de estudos que os testaram fazendo duas aplicações”, reforçou a diretora.

Quem não completa o esquema vacinal está mais sujeito à infecção, em comparação com pessoas que recebem as duas doses. Até por isso, esse indivíduo não contribui tanto para o controle da circulação do tanto para o controle da circulação do Sars-CoV-2.

“A aplicação parcial pode favorecer versões mais resistentes do coronavírus, por isso devemos procurar os postos de vacinação, assim que chegar o tempo de cada grupo”, enfatizou Cristiane Moura Fé.

spot_img

Mais Notícias