30.8 C
Teresina
segunda-feira, junho 24, 2024
spot_img

Ex-governador do Piauí, Guilherme Melo, morre aos 68 anos em Teresina

Date:

spot_img

O ex-governador do Piauí, Guilherme Cavalcante Melo, morreu na noite desta quarta-feira (21), aos 68 anos, vítima de um câncer no cérebro. Ele estava internado há 15 dias no Hospital de Terapia Intensiva (HTI). 

\"\"
Ex-governador do Piauí, Guilherme Melo, morre aos 68 anos em Teresina (Foto: divulgação)

Ele deixa a esposa e a filha Cínthia Portella, de seu casamento com a deputada federal Iracema Portella. Ainda não há informações sobre velório ou sepultamento. Em janeiro deste ano, Guilherme havia sido diagnosticado com um tumor no cérebro.

Em 2017, o ex-governador foi submetido um cateterismo e uma angioplastia para desobstruir artérias do coração.

Depois de dois procedimentos cirúrgicos, Guilherme Melo ficou internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital de Teresina. Ele havia descoberto o problema durante um exame de rotina. Na época, ele já sofria também de diabete. 

Relembre a história 

Em 1990, Guilherme Melo foi escolhido candidato a vice-governador do Piauí na chapa de Freitas Neto. Ambos venceram a eleição no segundo turno.  Ele foi efetivado governador do Piauí em 30 de março de 1994 quando Freitas renunciou para concorrer ao Senado Federal estando então filiado ao PPR e meses depois ao PPB. Nesta última legenda, ele foi eleito primeiro suplente de deputado federal. 

Em menos de uma década, Guilherme Melo foi deputado estadual, vice-governador e depois governador do Piauí entre os anos de 1994 e 1995. O ex-governador do Piauí era formado em administração de empresas pelo Centro Universitário de Brasília. 

Segundo informações do portal da Câmara dos Deputados, Guilherme Melo exerceu as seguintes atividades: 

  • Suplente de deputado federal na legislatura 1999-2003, de 17 de dezembro de 2002 a 15 de janeiro de 2003. 

Atividades Partidárias

  • Presidente e Membro, Diretório Municipal do MDB, Teresina, PI; Tesoureiro e Membro, Diretório Regional do PDS, PI; Líder do PDS; Vice-Presidente e Delegado Regional, Diretório Nacional do PPB.

Atividades Profissionais e Cargos Públicos:

  • Secretário Chefe da Casa Civil do Governo do Piauí, Teresina, 1983-1985; Diretor Presidente, COHAB, Teresina, PI, 2001-2002; Assessor de Diretoria, COHABITA, Brasília, DF; Assistente Administrativo, EMBRATER, Brasília, DF; Fundador e Diretor-Gerente, Terranova Reflorestadora e Agropecuária Ltda.; Fundador e Diretor-Gerente, Imobiliária Primavera Ltda.; Diretor, Associação Comercial do Piauí; Assessor Parlamentar, Câmara dos Deputados, Brasília, DF.

Atividades Sindicais Representativas de Classe Associativas e Conselhos:

  • Diretor, Associação Comercial do Piauí, Teresina.; Membro, CRECI; Presidente, Conselho de Administração, COHAB, Teresinha, PI, 2001-2002..
  • Estudos e Cursos Diversos:
  • Administração de Empresas Públicas e Privadas, CEUB, Brasília, DF, 1974-1977; Direito, UFPI, Teresina, 1981-1984. 
spot_img

Mais Notícias