29.8 C
Teresina
segunda-feira, junho 17, 2024
spot_img

Professora da UESPI representa o Brasil em evento internacional sobre Mulheres Afro nas Independências das Américas

Date:

spot_img

A professora Iraneide Soares, do curso de História da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), representa o Brasil no evento Mulheres Afro nas Independências das Américas, realizado no dia 18 de maio, às 12h, na plataforma Zoom.

Para a coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Memória da Escravidão e do Pós-Abolição da UESPI (SANKOFA), Iraneide Soares, é uma honra representar o Brasil e a UESPI em um evento que reúne professores e pesquisadores da Argentina, Brasil, Venezuela, Colômbia e demais países colaboradores.

\"\"

“Para nós, especialmente da UESPI, uma universidade Estadual, localizada na região Nordeste do Brasil, é uma honra poder compor esse grupo. Falarei sobre os processos de luta e resistências negras no Brasil, especialmente travados por mulheres negras como Esperança Garcia, Catharina Mina, Adelina Charuteira, Mãe Senhora, Tereza de Benguela, Filipa Maria Aranha, entre tantas outras, que ultrapassam gerações trazendo inspiração na luta contra o racismo contemporâneo”, explica a docente.

O evento é promovido pela Universidad de Antioquia, Coletivo Ampliado de Estudos Afrodiaspóricos e Red Social Colômbia Incluyente.

O objetivo da ação é rememorar a abolição da escravidão contra os africanos e seus descendentes, além de celebrar o mês das mães e da Herança Africana na Colômbia.

FONTE: UESPI

spot_img

Mais Notícias

Artigo anterior
Próximo artigo