30.8 C
Teresina
segunda-feira, junho 24, 2024
spot_img

Aluna de rede estadual se destaca com qualificação profissional na área de mecânica

Date:

spot_img

Ditados machistas como “Esse serviço não é para mulher” vêm caindo por terra no Piauí com os avanços conseguidos pelas mulheres nos últimos anos, estruturados principalmente por políticas públicas implementadas em diversas áreas, dentre as quais a educação.

Com qualificação na área de manutenção de veículos automotores a diesel, a jovem Iara do Nascimento Campos é exemplo dessa evolução feminina no estado.

Tendo concluído em 2019 o Curso Técnico de Mecânica e Manutenção de Veículos Automotores a Diesel, integrado ao Ensino Médico, no Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) José Pacifico de Moura Neto, em Teresina, Iara acredita na educação profissional como ferramenta de acesso ao mercado de trabalho.

“Até o momento, as coisas estão fluindo bem, está dando tudo certo. Como todas as áreas e setores têm suas dificuldades, na mecânica não é diferente. Mas graças a Deus não tenho o que reclamar, até agora tudo deu muito certo para mim. As pessoas que trabalham comigo me apoiam muito, me incentivam, me ajudam, me ensinam. E espero me efetivar na área, porque é o que eu quero, é minha escolha”, destaca a jovem que continua se aprimorando na área de mecânica em cursos do Sest/Senat.

Iara Campos deixa ainda um recado para as mulheres e homens que acreditem existir “lugar de mulher” no mercado de trabalho. “É fundamental estudar sempre e pretendo seguir com um ensino superior. Não tenham medo, se é o que querem mesmo fazer, porque quando conseguimos é tão gratificante. Quando a gente faz o que gosta, a gente se sente realizada”, completa a estudante.

Educação profissional proporciona a realização de sonhos

Inaugurado em fevereiro de 2017, o Ceep José Pacifico de Moura Neto vem se destacando na oferta do Ensino Médio integrado à profissionalização dos alunos. A escola nasceu com excelente estrutura e continua sendo bem cuidada pela comunidade escolar.

Em 2020, foram 331 alunos encaminhados para o mercado de trabalho por meio de programas como Menor Aprendiz e estágio extracurricular, além da contabilizar no Sisu a aprovação de 25 alunos.

spot_img

Mais Notícias

Artigo anterior
Próximo artigo